quinta-feira, 11 de março de 2010

Mais humano e mais saudável!


APRENDA A COMPRAR OVOS MAIS SAUDÁVEIS E AINDA RESPEITAR OS ANIMAIS. 

“Caipira”, “granja”, “orgânico”, as embalagens dos ovos trazem informações valiosas que dizem respeito à forma como são criados os animais que deram origem a eles. No entanto, a linguagem utilizada nem sempre é clara e muitas vezes pode confundir o consumidor.


A cor da casca do ovo dá apenas informações sobre raça da ave que deu origem a ele e não sobre a forma como ela foi criada. Por isso, as denominações “Ovos brancos” e “Ovos vermelhos” ou dos tipos “Jumbo”, “Extra”, “Grande”, “Médio”, “Pequeno”, e “Industrial”, dizem respeito apenas à cor externa e ao peso do ovo. Existem três tipos de regime de criação impostos às galinhas poedeiras segundo definição do Ministério da Agricultura:


“Ovos de granja”
Pode não parecer, mas os ovos rotulados dessa forma são aqueles produzidos de forma convencional, em locais fechados, normalmente em sistemas onde as galinhas são confinadas em “gaiolas em bateria”, que sofrem a debicagem e passam pela muda forçada e têm alimentação exclusivamente a base de ração (por vezes reforçadas com antibióticos para o crescimento das aves).


Entre os ovos produzidos em sistema convencional há ainda os “Ovos Enriquecidos ou Vitaminados” ou “Ovos Pufa” normalmente enriquecidos com Ômega 3 e/ou vitamina E adicionados à ração da ave e os “Ovos Light” que prometem menos colesterol do que os normais. As vantagens desses alimentos são questionadas por nutricionistas, seria necessário comer uma quantidade de ovos além do adequado para obter quantidades relevantes de ômega 3 e vitamina E. Quanto aos ovos menos calóricos, as aves responsáveis por sua produção teriam de passar por dietas especiais que tornariam irregular a quantidade dos nutrientes presente neles.


O sistema de “gaiolas em bateria” será abolido em toda a União Européia até 2012.




“Ovos Caipira” ou “Ovos Tipo ou Estilo Caipira”
De acordo com a legislação devem ser produzidos por galinhas criadas em sistemas extensivos (sem gaiolas), que podem ciscar e “pastar” pelo terreiro, com ninhos em locais cobertos para a postura dos ovos. A alimentação é feita de ingredientes exclusivamente de origem vegetal, sendo proibido o uso de remédios para o crescimento, antibióticos e pigmentos na ração. Também podem ser encontrados como “Ovos de Capoeira”, “Ovos Colonial” ou “Ovos Tipo ou Estilo Colonial”. Existe ainda os “Ovos Caipira Label Rouge” – produzidos a partir de uma linhagem de galinhas caipira importadas da França, a Label Rouge. Infelizmente, este tipo de produção nem sempre é certificada por um órgão terceirizado. Assim, os consumidores não têm a garantia de que todos os quesitos de bem-estar animal foram alcançados.


“Ovos Orgânicos”
A principal característica é a alimentação das aves, toda feita com ingredientes de origem orgânica, ou seja, produzidos sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos e o respeito ao comportamento natural e ao bem-estar da ave (procedimentos como a debicagem e o confinamento em gaiolas são proibidos). Também é vedado o uso de remédios de crescimento e antibióticos na ração. Para aprovação do selo orgânico, o produtor deve apresentar certificado emitido por uma entidade certificadora terceirizada que segue parâmetros ditados pelo Ministério da Agricultura.


Estudos organizados pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP em 1991 demonstraram que os ovos de aves criadas soltas possuem cerca de quatro vezes mais vitamina "A" (essencial para regeneração da pele e das mucosas) que os de granja. A mesma pesquisa constatou que como as galinhas não recebem rações comerciais, seus ovos não contêm resíduos de antibióticos e de outros produtos químicos.


Propaganda enganosa é crime
Se você encontrar embalagens de “ovos de granja” (criados em gaiolas) com fotos de aves ciscando ao ar livre sugerindo que os animais não foram confinados ou palavras que confundam a definição da origem do artigo, denuncie! A regulamentação brasileira proíbe nos rótulos qualquer indicação, por escrito ou ilustração, que passe falsa impressão e que forneça uma idéia errônea da origem e qualidade do produto.


* Com material da Humane Society of United States e do site Arca Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário