segunda-feira, 1 de março de 2010

Gentileza é caridade.


O Comércio é também uma escola de fraternidade.
Realmente necessitamos da atenção do vendedor, mas o vendedor espera de nós a mesma atitude. Diante de balconistas fatigados ou irritadiços, reflita nas provações que, provavelmente, os constrange nas retaguardas da família ou do lar, sem negar-lhes consideração e carinho.
A pessoa que se revela mal-humorada em seus contatos públicos, provavelmente carrega um fardo pesado de inquietação e doença.
Abrir caminho à força de encontrões não é só deselegância, mas igualmente lastimável descortesia.
Dar passagem aos outros, em primeiro lugar, seja no elevador, no ônibus ou no trânsito, é uma forma de expressar entendimento e bondade humana.
Aprender a pedir um favor aos que trabalham em repartições, lojas, bares, armazéns, é obrigação.
Evitar brincadeiras de mal gosto ou palavras depreciativas, reconhecendo-se que as palavras criam imagens e as imagens patrocinam ações. Zombaria ou irritação complicam situações sem resolver os problemas.
Quando sentir o dever de reclamar, não faça de seu verbo um instrumento de agressão.
O erro ou o engano dos outros talvez fossem nossos se estivéssemos nas circunstâncias dos outros.
Gentileza é caridade no trato pessoal

Texto de André Luiz pelo Médium Francisco Candido Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário